Tereza Padilha é atriz e diretora teatral. Teve como professora a famosa atriz Dulcina de Moraes, na Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro. Desenvolveu diversos trabalhos cênicos como atriz e diretora, compondo produções com grandes figuras do teatro. Em 1991, Tereza fundou a Cia Teatral Mapati, que se consolidou referência cultural em Brasília e no Brasil, por defender a arte e a cultura, e por acreditar em educação, meio ambiente e cidadania como respostas que o teatro pode provocar na sociedade.
Um dos maiores espaços de referência artística em Brasília, o Teatro Mapati abarca diversos segmentos da expressão artística: além das artes cênicas, o grupo trabalha com dança, circo e música. Acolhe, portanto, uma versátil gama de eventos, inclusive feiras de publicações independentes. É um centro agregador de iniciativas, que conta com contribuições de outros grupos da cidade. Além das ações desenvolvidas em suas dependências físicas, a Cia Teatral Mapati promove, ainda, o Sobre Rodas, projeto que há mais de dez anos viaja o país em um caminhão, realizando apresentações teatrais itinerantes.
Nos últimos cinco anos, Tereza tem se dedicado à formação teatral para jovens em situação de risco, com o projeto Profissão Arte, responsável por iniciar mais de 390 jovens do DF no teatro e nas áreas técnicas. “As pessoas começaram a ter mais poder e vontade de mostrar aquilo que eles tinham e têm dentro da sua própria comunidade”, conta Tereza.