O PROJETO

Identidade na diversidade


Cultura e patrimônio são dimensões intrínsecas à compreensão de memória social e de identidade. Remetem a um “nós” coletivo, ao sentimento de algo “nosso”: nossa história, nossa memória, nossa identidade, nosso patrimônio. Sendo Brasília a Capital dos Brasis, reconhecer seu patrimônio cultural como algo “nosso” é um exercício que transpõe fronteiras para além dos que na cidade habitam, alcançando toda a população brasileira e, assim sendo, também mundial, já que o Brasil é constituído por gente do mundo inteiro, encontrando em Brasília uma amalgamada mistura da mistura. A Capital suscita, portanto, múltiplas potências de pertencimento, empoderamento e confluência.

Se assim é, fica evidente a confusão criada pela narrativa até aqui hegemônica em torno do significado de “Brasília”, que insiste em reduzi-la à dimensão geograficamente delimitada do Plano Piloto. Trata-se, sem dúvida, de outra tentativa de sabotagem ao mais audacioso projeto já erguido pelo povo brasileiro, que é Brasília. Associada à desigualdade econômica e à fragmentação social, essa estratégia perversa faz com que boa parte da população que vive fora do Plano Piloto ainda considere Brasília como algo que está “lá”, distante, e que, muitas vezes, causa dores e dissabores.

Desde os primórdios da construção, Brasília enfrentou e enfrenta uma série de resistências conservadoras. Apenas quatro anos depois de sua inauguração, sofreu junto com o país o golpe civil-militar de 1964. Foi assim que seus propósitos de refundação da nação brasileira e de criação de uma sociedade justa, mais fraterna, e – como não? – mais amorosa, foram confiscados de nós.

Será possível resgatar a essência e a esperança de Brasília e transformar a perda em recompensa? Nós acreditamos que sim! E, para isso, compreendemos que não há campo mais profícuo do que o cultural, nem resgate mais importante que o do nosso imaterial patrimônio simbólico e utópico.

Proclamada em seu hino como “Capital da Esperança”, Brasília somente representa o país à altura se sua perspectiva for aquela ampliada, que incorpora todas as regiões do Distrito Federal e do entorno. Muito mais do que monumentos, Brasília é um patrimônio sócio-filosófico, político e poético, um ideário de princípios, valores e atitudes que rimam com liberdade, ousadia, memória e invenção. E dessa Brasília podemos nos empoderar a qualquer momento. Basta sentir no coração o Seu pulsar.

É nessa perspectiva que Brasília: Memória & Invenção convida cada visitante a reatar os vínculos com suas origens, a manter viva essa memória junto às novas gerações e a se reencontrar com sua natureza inventiva e seu espírito audaz que mantêm a diária construção dessa inquieta Capital. Esses são, certamente, desafios-chaves para nutrir a cidadania cultural e a essência transformadora em cada um de nós. E você, vem lembrar de se reinventar com a gente?

Telefone

+55 61 98167-3262
contato@memoriaeinvencao.com

Telefone

+55 61 98167-3262
contato@memoriaeinvencao.com


Conecte-se

facebook.com/memoriaeinvencao
@memoriaeinvencao
memoriaeinvencao