A companhia Circênicos realiza um trabalho que mescla diversas manifestações artísticas: circo, teatro, artes visuais, música, folclore, dança e ilusionismo. A partir de pesquisas em técnicas clássicas e experimentações contemporâneas, os integrantes da companhia desenvolveram uma linguagem lúdica particular, apresentada por personagens fantásticos. Criada por Gabriel Marques e Dan Marques em 2006, hoje a Circênicos tem como núcleo principal, além de Gabriel e Dan, Filipe Duque e Arthur Marques.
Para levar os espetáculos a diversos públicos, o grupo desenvolve estruturas, cenografias e roteiros que podem ser apresentados em variados tipos de espaços, como teatros, lonas de circo, praças, escolas, hospitais e no meio das pessoas em grandes festas.
Em 2011, a Circênicos recebeu prêmios internacionais com o espetáculo Funnykito. Em março de 2013, os integrantes do grupo realizaram o 1º Sarau Circênicos em Brasília, com patrocínio da Funarte. No mesmo ano, fizeram, ainda, seu primeiro curta-metragem, Sutil encanto (com patrocínio do FAC e da Secretaria de Cultura do DF). Filmado em Brasília, o curta aborda o universo circense e artístico.