André Luiz Oliveira (Salvador, Bahia, 1948) é diretor, roteirista, músico e musicoterapeuta. Na década de 1960, fez um Curso Livre de Cinema e produziu o curta-metragem Doce amargo, premiado no Festival de Cinema Amador do Jornal do Brasil. O reconhecimento o inspirou para seu primeiro longa, Meteorango Kid – o herói intergaláctico, filme contracultural e alinhado ao cinema marginal. Com Meteorango, André ganhou o prêmio do público do 5º Festival de Brasília (1969).
Viveu as décadas de 1970 e 1980 no Rio de Janeiro, onde, além de produzir outros curtas-metragem, gravou o disco Mensagem, com composições próprias para poemas do livro homônimo do poeta português Fernando Pessoa.
O cineasta e músico se mudou para Brasília nos anos 1990. Em 1994 ganhou seis prêmios no 27º Festival de Brasília (incluindo os de melhor filme e de melhor direção), com o clássico Louco por cinema. Dirigiu também filmes para contar a história de importantes figuras da cidade, como Cozinheiro do Tempo, sobre o artivista Bené Fonteles, e Zirig Dum Brasília, sobre o músico e compositor Renato Matos. Como músico, no ano de 2004 André gravou seu disco Mensagem 2.