Chico Simões é o idealizador do projeto brasiliense Mamulengo Presepada, que nasceu nos anos 1980, após Chico viajar pelo Nordeste trabalhando e interagindo com mestres das culturas populares e tradicionais ligadas ao Teatro Popular de Bonecos. O artista desenvolveu um conjunto de princípios, técnicas, filosofia e método, que intitulou de A Arte Secreta do Mamulengo, e que funciona como base de seu trabalho até hoje. Seus inúmeros projetos têm viés social e educativo, e – no centro do poder político federal – dialogam com a economia solidária, com a cultura digital e com os fundamentos das culturas populares e tradicionais.
A partir do trabalho de Chico Simões, estabelece-se uma relação real entre o mamulengo e a atuação política. Como exemplo, o Mamulengo Presepada instalou-se em um centro de resistência e cultura: o Mercado Sul, em Taguatinga. Sua articulação com outros artistas e agentes culturais permitiu o desdobramento positivo de manifestações artísticas pelo entorno do Distrito Federal, com ações como a criação da Escola de Mamulengo.
Atualmente, Chico segue trabalhando com teatro e desenvolvendo atividades no espaço Invenção Brasileira, em Taguatinga. Além disso, as peças do Mamulengo Presepada continuam rodando as cidades do DF.