O primeiro mímico de Brasília é o paranaense Miqueias Paz, que chegou na capital aos cinco anos de idade. Em 1980, participou do Grupo Retalhos e viajou o país e o mundo realizando trabalhando solos e coletivos. Mais tarde, idealizou a Primeira Mostra de Mímica de Brasília, que contou com a presença de estrangeiros e brasileiros.
Sua poética envolve cenas cotidianas lidas através da sutileza da mímica, que engloba silêncio e gesto. Miqueias integra a produtora Matéria Primma, que realiza projetos como o Festival de Arte e Tecnologia, o Solo em Cena e o Festival de Mímica. Além disso, o mímico faz também trabalhos educativos, direção artística, e apresentação de eventos.
“A arte de fazer teatro, artes cênicas, tem uma cobrança de existência, de vida, de responsabilidade, de convivência, de tudo, e às vezes o cara vai até fazer sem ganhar um centavo, porque ele vai estar vivo, gigante, imenso, com o que ele está fazendo”. Miqueias aponta a intelectualização dos artistas e a falta de políticas públicas claras de preparação e formação de atores como empecilhos para o crescimento das artes cênicas no DF.
Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4