A pedagoga Vera Verônika é cantora de rap, oficineira, professora e arte-educadora. Com trabalho de força expressiva, alcança público amplo e educa através das rimas. Primeira mulher do rap do DF, a artista completou, recentemente, 25 anos de carreira. Seu maior projeto é a Oscip Acesso (desde 2009) – um grupo de quatro rappers que leva mensagens para espaços não escolares. Eles visitam cadeias e comunidades carentes, fazendo shows e oferecendo serviços de saúde e educação.
Vera trabalha como pedagoga no projeto Papel da Liberdade, em cursos de capacitação profissional para detentos. Além disso, desenvolve projetos com jovens e mulheres em situação de vulnerabilidades social, por meio de palestras, consultorias, oficinas, cursos e shows artísticos sobre a emancipação da mulher, a cultura hip-hop e a história da África e da cultura afro-brasileira. Um desses trabalhos é o projeto DJ’s Contra a Fome, em que leva palestras e shows a escolas do DF e arrecada alimentos para entidades carentes. A rapper coordena, ainda, o abrigo de crianças e adolescentes Recanto da Paz, em Valparaíso (GO).
Além de tudo isso, Vera Verônika trabalha como consultora em gênero, diversidade e orientação sexual e atua como docente em cursos de Pedagogia.