Luis Jungmann Girafa (Juiz de Fora, MG, 1950) é artista plástico, arquiteto, cineasta e fotógrafo, que tem em seu currículo mais de 30 exposições, em território nacional e internacional. O artista é conceituado como um dos mais importantes de Brasília. Sua experiência como diretor de arte inclui quatro filmes de curta-metragem e vários longas.
Atuante no universo artístico do DF desde 1974, Jungmann fez de seu ateliê a galeria de arte Matéria Plástica, com a proposta de viabilizar não só seus próprios trabalhos, mas também os de outros artistas da cidade ou de outros estados. Matéria Plástica também é o nome de sua editora, por meio da qual publica os Cadernos de ensaio. “Trata-se de uma maneira de disponibilizar trabalhos de artistas com os quais vou cruzando, com quem me identifico, e que queiram participar desse processo de experimentação”, explica. Cada caderno possui 24 páginas e o número de obras varia de acordo com a diagramação.
Um de seus parceiros de trabalho é Paulo Iolovitch, cujas pinturas de paisagens urbanas de Brasília prenderam a atenção de Jungmann. Em Superquadra, Paulo retrata a SQS 304, fazendo uma releitura da quadra onde vive. “Ele decidiu retratar não só a arquitetura do lugar, mas as pessoas, os acontecimentos e as atividades”, explica Luis.