José Benedito Fonteles (Bragança, PA, 1953) é artista plástico, jornalista, editor, escritor, poeta, ativista e compositor. Interessado em pesquisa de novos meios de expressão, Bené realizou uma série de mostras e publicou vários livros ao longo de sua carreira. Em 1991, mudou-se para Brasília, onde manteve atuação como ativista ecológico e organizador de eventos artísticos.
“Eu gosto desta dúvida de transitar entre o que é arte e o que é artesanía”, diz ele a respeito de sua obra plástica, que é baseada na transformação de materiais simples, e muitas vezes frágeis, naturais ou pouco trabalhados pelo homem. Fonteles se apropria de objetos para transfigurá-los a partir da evocação de seu potencial poético, seja intervindo nesses objetos ou associando-os em instalações.
Grande parte dos materiais escolhidos pelo artista estão ligados à terra brasileira, devido à sua postura política como ativista ambiental. Assim, estimula a imaginação do observador a escapar dos usos convencionais dos objetos, tendência de uma geração de artistas do século 20, que busca uma alternativa ao entorpecimento da rotina.
Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4