Pierre Weil foi um psicólogo e educador que desde cedo teve que aprender a lidar com fronteiras, conflitos e transreligiosidade. Nasceu em uma região fronteiriça entre a França e a Alemanha, com três religiões diferentes em sua família. “Com 8 anos de idade eu brincava com os meus primos de criar a Associação Católica dos Judeus Protestantes a favor do Maometanismo Budista”, relata Pierre. Ainda adolescente, serviu à Cruz Vermelha durante a Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto, com apenas 17 anos, viveu um momento que marcou para sempre a sua história: a destruição de uma ponte. A partir de então, o jovem Pierre se comprometeu a dedicar a sua vida na construção de pontes entre todas as fronteiras.
O psicólogo esteve no Brasil pela primeira vez em 1948. Em 1986, o então governador José Aparecido de Oliveira convidou Pierre para assumir a estruturação de um projeto intitulado “Cidade da Paz”, título dado a Brasília pelo Conselho Mundial da Paz de Helsinque. Antes disso, seu amigo e também psicólogo Roberto Crema, o convidou a presidir e organizar junto com ele o que veio a se tornar o I Congresso Holístico Internacional, realizado em Brasília no mês de março de 1987. Profundamente tocado pelo conhecimento transmitido neste Congresso, o inspirado governador José Aparecido lançou ao desfecho do evento o desafio da criação da Universidade Holística Internacional e da Fundação Cidade da Paz, aclamando Pierre como reitor.
Assim nasceu a Unipaz, dedicada à educação para a paz e ao encontro entre as artes, ciências, filosofias e tradições da humanidade, tendo como princípios de base os da Declaração de Veneza da Unesco. A sede fica na Granja do Ipê, lugar histórico de Brasília por ter sido lá onde residiu o primeiro prefeito de Brasília, Israel Pinheiro, à época da construção da Capital. Situado em Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), o local abriga também uma linda cachoeira. Além de oferecer uma série de cursos e eventos para todos os públicos, a Unipaz é aberta para visitantes todas as quartas-feiras.
Pierre fez sua passagem em 2008.