Jornalista, cineasta e professor de cinema, Sérgio Moriconi milita há mais de 25 anos no cinema de Brasília. Produziu vários filmes e vídeos educativos, e, hoje, inúmeras mostras de cinema na cidade são realizadas sob sua curadoria. Ele, inclusive, já integrou o júri do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Como profissional da sétima arte, Sérgio participou do roteiro do longa-metragem do cineasta André Luiz Oliveira, Louco por cinema, vencedor dos principais prêmios do Festival de Brasília de 1994. Em 1998, Sérgio escreveu o roteiro e dirigiu o curta Athos (documentário sobre o artista plástico Athos Bulcão), vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Brasília.
Crítico de cinema, Sérgio escreve no caderno Pensar, do jornal Correio Braziliense, e na Revista Roteiro. Entre 1988 e 2000, foi crítico de cinema e música do Jornal de Brasília. Além disso, ministrou cursos de cinema no Espaço Cultural 508 Sul, na Funarte, na UnB e no Ministério da Cultura. Apresenta mensalmente o Encontro com o Cinema Brasileiro, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB de Brasília.