Brasiliense de raízes nordestinas, João Santana, além de cantor e instrumentista, é um dos poucos violeiros repentistas nascidos fora do Nordeste. Desde os anos 2000, tem se revelado grande poeta ao se apresentar ao lado de renomados artistas do gênero. Desde 2002, constitui dupla com o repentista Chico de Assis.
João Santana representou o repente brasileiro no XX Festival de Romerías de Mayo, em Holguín, Cuba, 2013. Também se apresentou nas cidades cubanas de Manzanillo e Santa Clara (na Union de Escritores y Artistas de Cuba). Em 2012, Foi vencedor do Prêmio Voa Viola, na modalidade “desafio” e ficou em primeiro lugar cinco vezes consecutivas nos Campeonatos Regionais de Repentistas do Distrito Federal.
A dupla Chico de Assis e João Santana realiza apresentações temáticas para pessoas físicas e entidades, com trabalhos realizados para o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), para o Conselho Federal de Medicina, para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, para a Associação novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, para a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, e para associações e sindicatos.