O luthier João da Silva aprendeu com o pai a arte de fabricar e reformar instrumentos. Essa foi a forma que escolheu para colocar sua arte em prática. Com violões, violas e ferramentas de trabalho, sua oficina está instalada há décadas no Mercado Sul, em Taguatinga.
Conhecido como Mestre Dico, ele foi o pioneiro que inaugurou as atividades do Beco da Cultura, ressignificando o Mercado Sul. Construído na década de 1950, antes mesmo da inauguração de Brasília, o Mercado Sul foi um dos primeiros centros comerciais do DF. Abandonado com o passar do tempo, a partir de Seu Dico o espaço foi aos poucos sendo ocupado e revitalizado pelos moradores, pelos trabalhadores e pelo movimento cultural. “Antes, no mercado circulavam drogas, prostituição… Aí, resolvemos nos instalar aqui e começamos a trazer nossos amigos para fazer arte”, conta.
Hoje o Mercado Sul se constitui como um dos mais expressivos territórios culturais de Brasília, oferecendo diversas atividades como festas, feiras, oficinas e vivências.