Saci Weré é um grupo de música latina, que ressignifica o folclore dentro dos novos rituais e ritmos brasileiros. Numa mistura de guitarra com batuque, o grupo também faz referência à música negra – o soul, o funk, o rock -, misturada aos sons quentes e caribenhos da América Latina. Criada em 2015, a banda passou por diversas formações e nomes até chegar a Saci Weré, em 2017.
O grupo chama a atenção na cena brasiliense por conta de seus arranjos, que misturam de afrobeat e salsa, até o brega. As letras também remetem a essa antropofagia cultural, reverenciada na figura mitológica do Saci, um elemento coringa que traz a incerteza do improviso. Tudo isso só é possível no clima seco do Planalto Central, redemoinho cultural efervescente, onde não se teme misturar baião com jazz. O próprio grupo se define como uma dessas musicalidades que nascem no redemoinho da nossa Brasília.
Nos seus primeiros anos, o Saci Weré tocou em diversos palcos do movimento underground do DF. Em 2017, resolveu ganhar palcos maiores e participar de festivais. A banda foi uma das 20 selecionadas entre 2.592 inscritas para tocar no 25º WebFestValda, no RJ.
Christofer Barea – Vocal
Daniboy – Baixo
Gui Campos – Guitarra
Devadatta – Percussão
Abacate – Violão
Davi Dinalson – Saxofone
Fernando Mazoni – Bateria