Suzete Venturelli (São Paulo, SP, 1956) é pioneira na área de arte computacional e pesquisadora em arte e tecnologia desde os anos 1980. Exploradora, a artista converte em arte suas pesquisas em tecnologia da imagem, interatividade, acessibilidade, música e educação.
Graduou-se em desenho e plástica pela Universidade Mackenzie em 1978. Concluiu dois mestrados na França em 1981 e, em 1986 tornou-se docente na Universidade de Brasília. Concluiu doutorado em Esthétique et Science de l’Art em 1988, pela Université Sorbonne Paris I.
Como professora universitária, sempre defendeu a junção entre arte e tecnologia, e, em 1991, além de abrir a pós-graduação em Arte e Tecnologia da Imagem, inaugurou o Laboratório da Imagem e Som (LIS) – que em 2011 passou a ser chamado de Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional (Midialab). O espaço funciona como um ateliê para a área, reunindo artistas-pesquisadores de arte computacional.
Suzete também participou da fundação do grupo Infoestética (1989), com outros artistas de renome que, juntos, realizaram três exposições – em 1989, 1991 e 1993. Foi dessa forma que a artista inseriu Brasília no ramo nacional da arte e tecnologia.
Venturelli também organiza eventos, como o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#ART), faz curadoria de exposições – como Cinético Digital (2005) no Itaú Cultural em São Paulo – e participa de exposições no Brasil e em outros países, apresentando trabalhos de animação, games e instalações interativas.
Suas obras envolvem programação de ambientes e corpos virtuais em imagens sintéticas com contraste de cor, luz e sombra. O traço de seu trabalho é a produção realizada a várias mãos, cujo resultado não distingue pesquisa e expressão artística, ciência e educação.