O idealizador do projeto que transformou um açougue em ponto de cultura é Luiz Amorim, dono do Açougue T-Bone, localizado na 312 Norte.
Quando Luiz comprou o açougue onde trabalhava, em 1994, instalou uma prateleira e passou a disponibilizar livros para os clientes. Aos poucos, foi aumentando seu acervo. Acabou criando uma biblioteca dentro do açougue, com o objetivo de incentivar e democratizar a leitura.
Luiz levou a ideia para as paradas de ônibus da Asa Norte, onde montou pequenas bibliotecas. “A finalidade é dar cidadania, humanizar o espaço público. O livro na parada de ônibus vai ao encontro das pessoas.
É mais difícil pessoas se deslocarem de suas casas para uma biblioteca. Às vezes, elas não têm tempo”, conta. O projeto se transformou em referência em Brasília e foi batizado de Estação Cultural.
Mais tarde, o T-Bone também virou centro cultural, sediando uma série de shows de figuras excepcionais da MPB – como Milton Nascimento, Elba Ramalho e Alceu Valença – em pleno coração da Asa Norte.