A parisiense Marie Thérèse Odette Ernest Dias (1929), naturalizada brasileira, é flautista premiada e professora. Ex-integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, Odette já gravou com inúmeros artistas da música e participou de várias outras orquestras, atuando como solista de orquestra, recitalista e camerista.
A francesa participou de momentos importantes da história musical do Brasil, como da fundação do Clube do Choro de Brasília, em 1977. O Clube foi fundado por músicos que se reuniam em sua residência, o que deve ter influenciado a família – de seus seis filhos, cinco são instrumentistas: Carlos, Jaime, Elizabeth, Cláudia e Andréa Ernest Dias (além de Irene, que não se dedicou à música).
De 1974 a 1994, fez parte do corpo docente da Universidade de Brasília, atuando como professora de Flauta, Estética e Musicologia. Seu interesse pela formação da música brasileira foi incentivo para realização de pesquisas sobre o assunto, resultando em vários discos, artigos, livros, congressos especializados e recitais no Brasil e no exterior. Odette se dedica até hoje à pesquisa e ensino de música, além de atividades como instrumentista. Atuou como professora visitante da Universidade do Texas (EUA/1982), da Universidade Federal de Minas Gerais (1992), e da Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte. Foi pesquisadora e consultora do CNPq e pesquisadora da Capes.